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Livre-se das tensões

1. Aprenda a relaxar o corpo e a mente. Faça exercícios físicos regularmente. Essas atividades, além de relaxar, aumentam a resistência aos estressores do dia a dia;

2. Tenha uma alimentação balanceada e diminua a ingestão de álcool, café, cigarro e outras drogas. Atenção também com as horas de sono;

3. Reserve algum momento do dia para se dedicar ao seu programa favorito, para estar com alguém importante, ficar sozinho ou fazer o que tiver vontade;

4. Mude sua rotina. Divirta-se mais, explore ambientes diferentes, faça intervalos durante as atividades e tenha um hobby;

5. Construa e mantenha uma rede de amigos e familiares. Falar sobre as preocupações traz suporte emocional e
ajuda a ter uma visão mais objetiva do assunto;

6. Seja assertivo. Aprenda a comunicar seus sentimentos e suas opiniões, em vez de se tornar agressivo ou passivo.
Também é importante não ter medo de dizer não;

7. Priorize-se. Seu tempo e sua energia são muito importantes. Por isso, convém utilizá-los naquilo que é essencial. Planeje-se para garantir que o que mais vale a pena esteja presente no seu dia a dia;

8. Tenha metas realistas. Projetos impraticáveis são sementes de frustrações. Em momentos de pressão, foque na solução em vez de se preocupar com o problema;

9. Evite situações geradoras de estresse. Por exemplo, saia mais cedo de casa para fugir do engarrafamento, verifique se o tanque de combustível está cheio ou leve uma revista para ler enquanto estiver esperando por alguém ou algo;

10. Se não for possível evitar, sofra apenas o necessário. O trânsito, por si só, já é bastante estressante. Irritar-se e xingar é sofrer desnecessariamente. Preste atenção ao noticiário ou ouça sua música preferida. Transforme o limão em limonada;

11. Apesar de todas essas estratégias, a ajuda de um psicólogo ainda pode ser necessária. A decisão de utilizá-la é sua!


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