Logo

Artigos - Visualizando artigo

MOMENTO FAVORÁVEL PARA AVANÇAR NOS NEGÓCIOS

Gestão financeira e planejamento são fundamentais

 

O momento é de retomada da economia. O mercado consumidor tende a mostrar robustez em 2019, e deve ter impacto positivo nos empresários do setor varejista. O bom momento também é resultado do desempenho do setor de serviços que puxou o avanço no terceiro trimestre do ano passado.

 

Junte a isso a confiança do consumidor que atingiu 93,2 pontos no índice medido pela Fundação Getúlio Vargas. Resultado de uma alta de 7,1 pontos a mais que o índice medido anteriormente e que acumulou alta 11,1 pontos no bimestre de outubro/novembro. A maior da série histórica iniciada em setembro de 2005.

 

Contudo, apesar também do aumento da confiança do empresário do setor de serviços ter subido 7,8% no quarto trimestre de 2018, segundo o IC-PMN (que mede a confiança de pequenos e médios negócios), devemos tomar cuidado com o otimismo e nos valer do que aprendemos nos momentos difíceis.

 

Manter o equilíbrio financeiro é fundamental. Equilibrar receitas e despesas é essencial para um bom fluxo de caixa. O que, consequentemente, ajuda no planejamento de novos investimentos e novas alocações de recursos para momentos imprevistos.

 

Outro ponto primordial se refere ao Capital de Giro. Mantenha sempre o ativo circulante maior que o passivo. Tenha eficiência na gestão do estoque e também na gestão de contas a receber. Otimize seus passivos negociando com seus fornecedores.

 

Por fim, mas não menos importante, cuide do contábil. A gestão dos tributos a pagar interfere e muito na saúde financeira da empresa. Saber realizar essa gestão, implantando o famoso Planejamento Tributário, pode trazer lucros, reduzindo a carga tributária e organizando melhor os pagamentos de tributos.

 

Busque inteligência na gestão de seu negócio e aproveite os bons ventos para 2019!

 


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

topo site