Logo

Artigos - Visualizando artigo

EMPRESAS TEM ATÉ O DIA 28 DE FEVEREIRO DE 2017 PARA ESCRITURAREM O LIVRO REGISTRO DE INVENTÁRIO

EMPRESAS TEM ATÉ O DIA 28 DE FEVEREIRO DE 2017 PARA ESCRITURAREM O LIVRO REGISTRO DE INVENTÁRIO

 

Convocamos os nossos clientes para até o dia 28 de fevereiro de 2017 entregarem em nosso escritório a relação contendo o estoque de mercadorias existentes em 31/12/2016.  

A relação deve ser feita por escrito, em documento datilografado ou digitado, em folhas numeradas sendo no formato reproduzido abaixo, contendo ainda a assinatura do representante legal e o carimbo da empresa, para que possamos providenciar, em tempo hábil, o registro e a encadernação – se for o caso, do Livro Registro de Inventário.

O Livro de Registro de Inventário deverá estar escriturado até 28/02/2017, sob pena de multa a ser fixada pela Secretaria de Estado da Fazenda e criação de empecilhos na elaboração de outros documentos fiscais como a DIPJ e a DAMEF/VAF.

As relações de estoque deverão ser uma para as mercadorias comuns e outra para aquelas sujeitas ao regime de SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA, se existentes:

 

 

MODELO

C. Fiscal

Discriminação

Unidade

Quantidade

Valor Unitário (Preço de Custo)

Valor Total

A

B

C

D

E

F

 

COLUNAS

ESCRITURAÇÃO

Classificação Fiscal

Posição, subposição, item e subitem, em que a mercadoria esteja classificada na tabela anexa ao Regulamento do IPI. A

Discriminação B

Especificação que permita a perfeita identificação da mercadoria, como: espécie, marca, qualidade, tipo, modelo e número de série.

Unidade C

Quantidade em estoque na data do balanço.

Quantidade D

Especificação da unidade (quilograma, metro, litro, dúzia, etc.), de acordo com a legislação do IPI.

Valor

a - Coluna "Unitário": valor de cada unidade da mercadoria pelo custo de aquisição ou de fabricação ou pelo preço corrente no mercado ou bolsa, prevalecendo o critério da estimação pelo preço corrente, quando este for inferior ao preço de custo; no caso de matéria-prima e produto em fabricação, o valor será o de seu preço de custo; E

b - Coluna "Parcial": valor correspondente ao resultado da multiplicação da Quantidade pelo valor unitário; (Pela Ademac)

c - Coluna "Total": valor correspondente ao somatório dos valores parciais constantes da mesma posição, subposição, item e subitem, referidos na coluna "Classificação Fiscal". F

Observações

Anotações diversas. (Pela Ademac)

 

Havendo dúvidas na elaboração do inventário de mercadorias, consulte os Departamentos Fiscal e Contábil da ADEMAC.


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

topo site